A Arqueologia é um bocado mais do que somos, e rasgamos o passado sem ver além so trazemos? Não soponho que as coisas que se alimentam do sonho, possam ter alguma coisa de bom como permuta. O passado é o semear do presente e do futuro. Sem o entendermos nada pode funcionar, nem entenderemos o presente e o futuro e rumaremos para o nada. A Arqueologia procura achar no fundo do que encontra á superficie, podem estabelecer-se quadriculas e estudar o terreno, mas o mais vital é INTERPRETAR o que se vê (mais importante ainda- interpretar de forma clara, lógica e objectiva «que se entenda»).
Sem que ninguém dê por ela, porque não tentemos entender o que se passa ao nosso redor como um grande espaço a explorar, e deixar a ideia de que o que andamos á procura está em locais pontuais? Acho que isso abriria muitas portas. Os caros Leitores podem retorquir « Ah, você diz isso porque encontra espaço de tempo em que não está a fazer nada!» e eu respondo logo «Perdão caros amigos, eu, sendo como sou, que já não sou o que era, (está aqui uma piada para quem me conhece) não paro um só minuto de analisar cada detalhe do que, e de quem me rodeia! No final do mês vão ver um relatóriozinho meu ( esta já é uma promessa) sobre tudo o que andei a analisar enquanto nada fazia!»
(Pausa)
Hoje em dia as coisas vão e vêm e é impossivel fugir á fugaz velocidade dos tempos, hoje estamos aqui, amanha temos de estar aculá, é assim, não há fuga, quem para é abafado pela inércia. Ou por algo pior.
«A Arqueologia é uma K7 que já ninguém lê!» - disse-me alguém, cujo nome não divulgo. Eu não fiquei escandalizado, pelo contrário... não, não, tem razão! Senão vejamos, onde é que se fala na arqueologia mesmo? Há um forum social (sem ser na net- um lugar, sala) que seja do conhecimento de todos os portugueses, onde se fale e discute «exclusivamente»- a arqueologia nacional? A arqueologia anda na mente de quem se interessa minimamente pela cultura nacional, e lá vai organizando mesas redondas, colóquios, reuniões, conferencias, enfim, iniciativas louváveis. Seria um forum com sumo, com gente séria e interessada. Ainda se faz tudo muito á porta fechada, isso, a meu ver, não ajuda muito
Sem comentários:
Enviar um comentário