Seja bem vindo á Minha Galeria (Welcome to my Galery) ; (Bienvenidos a mi Galería)

Você é interessado em Arqueologia e História Medieval? Bem Vindo! Aqui sou um Arqueólogo Rebelde na investigação, mas acima de tudo aprendiz. Esta é uma Galeria que mostra um pouco do que penso sobre estas matérias e do que eu julgo que seja relevante ver e ser estudado. São meras fotos, esboços de pensamentos, analises, traços de ideias em bruto que devem ser trabalhados por todos nos nossos íntimos! Ao reflectirmos nestas matérias por instantes podemos «procurar mudar» o nosso futuro de alguma forma. «A Arqueologia e o mundo no nosso mundo» é o programa em discussão e em exposição. Deixo aqui algo para observar e perspectivar, só para nós, só para tentarmos perscrutar o que se anda aqui a fazer nas mais variadas matérias dentro desta área! O que se anda aqui a passar! E, principalmente o que se pode fazer, perceber, discutir e ver.



Are you interested in Medieval History and Archaeology?

Welcome!Here, I am a rebellious archaeologist on research, but above all, I am an apprentice. This is a galery on which I show you my thoughts about what is relevant to see and to study in those issues. They are simple pictures, thoughts, analyses and ideas that we should all work in our souls! By reflecting in these matters, we can “try to change” our future in a way. “Archaeology and its world on our own” is the project on disscussion and exposition. I leave to you here, something to observe and to put in perspective, just for us, so we can all try to notice what has been done in the most variant matters in this subject! What is going out here! And to know, to consider, to see, and most of all, what can we do about it.



¿Vosotros son interesados en Arqueología e Historia Medieval? ¡Bienvenidos! Aquí yo soy un Arqueólogo rebelde en la investigación, pero sobre todo soy un aprendiz. Esta es una Galería que les muestra un poco de lo que pienso acerca de estas materias, y de lo que creo que sea importante ver y estudiar. ¡Son apenas fotos, esbozos de pensamientos, análisis, trazos de ideas que tenemos que trabajar en nuestras almas! Reflectindo por momentos en estes temas, podemos «procurar cambiar» nuestro futuro de alguna manera. «Arqueología y el mundo en el nuestro» es el programa en discussión y exposición. ¡Os dejo aquí algo para observar en perspectiva, solo para nosotros, solamente para intentarmos descubrir lo que se hace en los más diversos temas de esta disciplina!!Qué pasa por aquí! Lo principal es lo que se puede hacer, comprender, discutir y ver.

Arqueologia Medieval

Arqueologia Medieval
Sem dúvida que a Arqueologia tem muito de coisas que interessam, desde a década de 470 até 1460, a Arqueologia pode não contar ainda muito, mas de muito já pode falar

sexta-feira, 19 de março de 2010

O Castelo - fortificação para defesa e ataque - o caso gótico

   O Castelo surge um pouco no pensamento de que o homem tinha tendência para se evidenciar face a quem governava, divergem as teorias neste campo, mas o facto é que o castelo vai assumir a postura de um lugar de defesa das populações e das regiões. As motas, de que o professor Dr. Mário Jorge Barroca fala, eram uma espécie montes artificiais para erguer estruturas militares em campo aberto, estrutura em terra, onde, por vezes era erguida uma torre de menagem. Era usada como meio de defesa rápido e económico, pois não requer conhecimento especifico. Mas não me demoro aqui, pois quero és esclarecer é sobre o castelo gótico.

  O Castelo Gótico surge por volta de 1150 e prolongar-se-á até 1200, espalhando-se pela Europa até mais tarde, na necessidade de transformar a defesa das populações e das regiões, em tempo de guerra, eram autênticos aparelhos de guerra. A demografia aumentava dos campos para as cidades, as ordens religiosas criam organizações internacionais e permitem novas construções( Leonardo benévolo assim afirma que as construções góticas surgem da necessidade de criar algo com mais técnica, unitária, organizada com um método para um conhecimento mais cabal das transformações novas), Segundo Leonardo o Gótico surge da existência técnica do românico, mas cresce dela «mais coerentemente elaborada» e com uma certa «comunicabilidade universal». Surgem em Portugal por volta de 1130 as primeiras novidades da torre de menagem e do alambor com Gualdim Pais, que segundo o professor Mário Barroca, havia vindo das cruzadas e teria tido conhecimento de novas técnicas usadas pelos cruzados na guerra contra os «infiéis» e fundou a cidade de Tomar o Castelo de Almurol. Mas foi com D. Dinis em 1288 que, com a necessidade que o monarca sentiu de afirmar e vincar as fronteiras do reino que o sistema foi mais lançado e teve maior impacto. O Castelo Gótico era caracterizado por ter uma defesa activa, em oposição ao Castelo Românico que tinha uma postura mais passiva, porque os meios de ataque eram mais incipientes.
  
    Com novos meios de ataque mais eficazes, vai ser dotado para uma acção em batalha forte e coesa, assim contem sistemas avançados de ataque, foi necessário que a cota de posição do castelo baixasse e o ataque fosse mais positivo e activo. Assim a torre de menagem , que no Castelo Românico se encontrava normalmente no interior do pano de muralhas, afastado do adarve, pois era apenas o ultimo reduto do castelo, no caso gótico ela passa imediatamente a estar adoçada ao pano de muralha e a agir mais activamente em comunhão com os torreões como um só sistema. Este tipo de Castelo tem novidades para a altura bem evidentes, têm os balcões de matacães, ceteiras nas ameias (que são as partes salientes maciças materiais do pano de muralha e não os espaços entre elas) de ameia em ameia, pode ter a barbacã de porta ou extensa, que substitui o alambor, cerca de 3 ou mais torreões, o adarve e uma possível sapata. Os balcões de matacães são um meio avançado de defesa. Estão normalmente na entrada do Castelo e até nos cantos da torre de menagem a fim de evitar o trabalho de sapa e desconstrução nas torres de planta quadrada.

O Castelo Gótico vai ter ainda uma liça a fim de haver manobras de soldados, e uma carcava, fosso artificial escavado na pedra ou até capeado, mas era uma estrutura seca a fim de evitar o encosto de engenhos ao pano de muralha no assalto ao castelo como a torre móvel ou o aríete, além disso diminui a possibilidade de construção de mina. Desta forma, o mais provável era ao escavar o buraco para construir a mina a fim de desfazer a muralha, o inimigo caía na carcava e era eliminado a tiro das muralhas.

Além de tudo isto deixa de haver a porta da traição e as ameias passam a ser mais curtas e mais juntas para proteger os soldados com a ajuda de manteletes que permitem fechar as abertas entre as ameias.

O Castelo Gótico vai subsistir até cerca de 1500, mas vai perdendo terreno face a novos métodos de acção que são cada vez mais exigíveis.



Fonte:
-BARROCA, professor Dr Mario Jorge, Nova História Militar de Portugal- Volume 1; Arquitectura Militar, pp: 117 a 121. ed: Circulo de Leitores,
-BARROCA, professor Dr Mário Jorge, D.Dinis e a Arquitectura Militar Portuguesa, pp: 802 a 820- Revista da Faculdade de Letras,
-MONTEIRO, João Gouveia, Nova História Militar de Portugal- Volume 1; Castelos e Armamento, pp: 164 a 180, ed: Circulo de Leitores,
- BRANCO, Manuel da Silva Castelo, Duarte de Armas, Livro das Fortalezas, pp: 1 a 20, imagens 1 a 44, plantas 120 a 126- Arquivo Nacional Torre do Tombo, ed: Inapa,
-MONTEIRO, João Gouveia, Aljubarrota 1385 A Batalha Real, pp: 64 a 70. ed: Tribuna,
-ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, BARROCA, Mário Jorge; História da Arte em Portugal, O Gótico, pp: 81 a 87, ed: Editorial Presença.
-WORRINGER, Wilhelm, A Arte Gótica, pp: 15 a 79, ed: Edições 70.
-BENEVOLO, Leonardo, Introdução á Arquitectura- A Arquitectura Gótica, pp:111 a 126, ed: Arte & Comunicação.
-GYMPEL, Jan, História da Arquitectura . da antiguidade aos nossos dias, pp: 36 a 39, ed: Konemann.

Sem comentários:

A minha força face á arqueologia

A minha força face á arqueologia

Façam sinais de Fumo (Make me Smoky Signs); (Hagan Señales de Humo)

Contactem-me para qualquer trabalho, dentro e/ou fora da área da Arqueologia, se acharem por bem, falem comigo no e-mail: brudiofer@gmail.com ,

Querem desenhos para os vossos projectos, sejam eles quais forem? Bds, Folhetos, cartazes, Livros, T-shirts, Emblemas, Trabalhos, Ensaios e afins? Falem comigo! A minha disponibilidade é total!

Podem deixar opiniões neste blog e se souberem de alguma escavação ou mesmo de alguém que precise de um desenhador, façam sinais de fumo, contactem-me!


Please, don’t hesitate to contact me for any job, in or out the Archaeology discipline, if you’re allright with that, of course. Talk to me by my email:brudiofer@gmail.com

If you are looking for drawings for your projects, research papers, comic books, books, outdoors, leaflets, badges, and so on? Talk to me, because I am totally available!


Por favor me llamen para cualquier trabajo, dentro y/o fuera de la disciplina de Arqueología. Mi email es: brudiofer@gmail.com

¿Quieren dibujos para vuestros proyectos, sean lo que sean?

¿Comics, folletos, carteles, libros, camisolas, camisetas, emblemas, ensayos y así por delante?¡Hablen conmigo!

¡Tengo total disponibilidad!

Pueden dejar sus opiniones en este blog y si tuvieren conocimiento de algún trabajo arqueológico o mismo de alguién que necesite un dibujador, ¡hagan señales de humo, hablen conmigo!

PAC: «Ajuda Já»

Querem dar os primeiros passos no desenho? Precisam de ajuda nesse sentido? Dou uma iniciação em 15 lições. Tenho pelo menos alguns anos de experiencia. Dou umas luzes e «dou motivação» para uma vida melhor pela via da expressão através de um lápis e de uma folha - mais que certo!

Querem explicações de História? contactem comigo, dou «explicações detalhadas», com, se aprouver «uma visão própria do que sei» sobre diversas matérias do 5º ao 12º ano e até universitárias - onde tenho conhecimento. Não hesitem!




(Do you want to do the firsts steps in design? Do you need same help in this way? I can do 15 lessons to begin. I got a few years of experience. I give you some lights and «motivations» for one better life in expression by one pencil and a paper- call to see!

Do you want some explanations in History or Archaeology? Call me, I give you «details of my Knowledge», with, if you want «a personal vision»).

Manifesto Arqueológico do Norte

Manifesto Arqueológico do Norte

Novas Maquetes

Novas Maquetes
Quem tem ideias para a Arqueologia? Dêm as vossas ideias aqui

Velhos do Restelo

Velhos do Restelo
fonte: Asterix na Córsega de: Uderso /Texto transformado: Anjo Perpétuo