Lisboa, 04 Set (Lusa) - Os machados de pedra encontrados no sul de Espanha nos anos 1970 têm entre 760 000 a 900 000 anos, revela um estudo publicado na revista Nature que pode levar a uma grande alteração dos conceitos sobre a Idade da Pedra na Europa.
Até agora, pensava-se que os machados de pedra só tinham sido utilizados na Europa um milhão de anos mais tarde do que em África, mas a nova datação dos utensílios encontrados em Espanha reduz o fosso cronológico entre os dois continentes.
A utilização de machados de mão - denominados "Acheulian axes" em inglês ou "coups-de-poing", em francês - remonta a 1,5 milhões de anos em África e representou um salto tecnológico no Paleolítico, ao oferecer melhores oportunidades de sobrevivência a quem os possuía.
Fonte JN
Esta noticia, a meu ver, permite que consigamos perceber que afinal Africa não está tão longe do mundo peninsular como se fazia crer, a partir daqui, penso que o mundo da pré-história Africana se vai identificando e aproximando com o nosso tão ocidental. Os utensilios são fonte de cultura de seres e estes achados podem ajudar a obter novos conhecimentos no que toca a trocas entre tribos ou mesmo tecer considerações face ás relações que poderiam manter uns com os outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário